segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cantina Gigio: onde não comer!



       O título deste post é um título bem exato. A maioria das pessoas ao ver este título o interpretarão como uma frase imperativa. Sim, eu tenho a intenção de sugerir que você não vá a um certo restaurante para não passar pela mesma presepada por que passei. Mas ela também tem a intenção menos clara de contar minha história frustrada de como não consegui comer em um restaurante.

         O restaurante em questão é a Cantina Gigio. Não tenho nada a dizer a respeito da unidade de Pinheiros, mas a minha experiência com a unidade do Brás foi um tanto desagradável. Na verdade, como eu disse acima, ela simplesmente não foi.

        Pelas referências que eu e meu amigo obtivemos na Internet, se trata de uma cantina um tanto antiga, da época em que aquela região ainda era uma região "viva" e era lotada de pequenas cantinas italianas. Também de acordo com nossas referências, se tratava de um lugar um tanto agradável e que serve uma comida muito boa. Bom, acho que, no final, eu nunca vou saber...

       A (má) experiência começou numa tarde de sábado, quando resolvemos que esse seria um programa agradável para uma noite de fim de semana. Entramos em contato com o restaurante, no intuito de fazer uma reserva - afinal, se tratava de sábado à noite - e fomos informados de que não era necessário fazer reserva para somente duas pessoas. A pessoa que nos atendeu - e cujo nome infelizmente não anotamos - nos disse que sempre havia uma mesa disponível para duas pessoas.

       Nós, como paulistanos que amamos o Centro - mesmo ele estando "caidinho" - e detestamos um congestionamento, resolvemos ir de metrô mesmo. Descemos na estação Parque D. Pedro e andamos até o local onde se encontrava o restaurante. Chegando lá, falamos com o gerente, que passou por nós "todo esbaforido", e ele nos disse que deveriam haver mesas vazias no piso superior do restaurante. Tentamos chamar a atenção dos garçons, que se esquivavam ao máximo de nós, e finalmente, depois de várias tentativas, conseguimos que um deles parasse para falar com a gente. Perguntamos a respeito das mesas e o garçom, no entanto, nos deu uma informação contrária à do gerente: disse que não havia mesa nenhuma, foi embora e nos deixou plantados no salão. Convenci meu amigo, que queria ir embora, a tentar mais um pouco, afinal, sábado à noite é sempre uma correria e poderia ter ocorrido algum mal entendido. Não tínhamos sido muito bem atendidos até o momento, mas também não tínhamos sido exatamente mal atendidos.

       Procuramos novamente o gerente e ele nos informou que haviam sim mesas disponíveis no andar de cima e nos pediu que subíssemos. Encontramos uma das mesas citadas, puxamos a cadeira e nos sentamos. Imediatamente apareceu o mesmo garçom que tinha nos dito não haver mesas disponíveis e ele nos disse que não poderíamos nos sentar naquela mesa, já que era uma mesa pra oito pessoas e nós éramos dois. A mesa, na verdade, não era uma mesa de oito pessoas, mas quatro mesas de duas pessoas dispostas de forma a formar uma de oito. Ficamos em pé parados ao lado da mesa enquanto o garçom discutia ao gritos com o gerente lá embaixo (o andar superior era algo como um mezanino). O garçom então nos pediu que descemos com ele, simplesmente para nos deixar novamente plantados no saguão e não fazer nada a respeito. O que nós percebemos, na verdade, é que o restaurante devia ser dividido em áreas e aquela deveria ser a "área de responsabilidade" daquele garçom e ele só queria se livrar de um problema, no caso, nós, que não iríamos proporcionar a ele uma gorjeta tão gorda quanto uma família de 8 pessoas. A pior parte é que juntamente conosco no saguão existiam mais três casais com a mesma "cara de bunda" esperando por uma mesa. Eu não sei se ele sabe fazer contas, mas eu sei: quatro vezes dois é igual a oito! Exatamente o número de assentos disponíveis naquele conjunto de mesas no andar superior em que ele não nos deixou sentar!  E isso porque não era necessário fazer uma reserva - imagine se fosse!
       Eu, que a princípio tentei convencer meu amigo a ficar - estava com uma vontade de comer uma comidinha italiana! - o peguei pela mão e saí do restaurante. Insistir nesse programa seria passar mais raiva, porque eu duvido que eles atendessem aos meus pedidos com mais presteza do que me atenderam inicialmente. É uma pena já que os reviews a respeito da comida são bons... Infelizmente tudo o que pudemos provar foi um gosto amargo de frustração!
     

PS: Resumo da noite: esse foi o maior caminho que eu fiz pra chegar até o Planeta's, que fica do lado de casa e que eu recomendo (no quesito restaurante italiano, recomendo também o Roperto, que tem as melhores almondegas que eu já comi!)

Um comentário: