quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ao Governador, Deputado Jooji Hato e à lei de proibição de caronas

       Eu não ando de moto mas, do meu ponto de vista, esse o projeto de lei que proíbe garupas nas motos - do Deputado Jooji Hato - nunca deveria ser sancionado e muito menos deveria ser um projeto de lei que passasse pela cabeça de alguém, porque ele não é nem um pouco razoável! É mais uma solução fácil que, no final, não vai ser solução nenhuma.
       Uma das motivações do projeto é diminuir o número de vítimas com moto no trânsito. Existe uma preocupação pelo número de acidentes com moto ter aumentado muito. Mas, nesse caso, está se levando em conta o grande aumento da frota desse tipo de veículos? Alguém parou pra fazer uma estatística do percentual de aumento em relação ao percentual de aumento da frota?  E alguém fez uma estatística de quantas motos com caronas estão envolvidos nesses acidentes?  Bom, eu não tenho número para comprovar o que estou dizendo, mas dada a imprudência dos motoboys no trânsito, aposto que a maioria dos acidentes envolve a categoria que, no geral, anda de moto sem carona. 
       A outra justificativa da proibição é o número de assaltos no trânsito que, em sua maioria, são feitos por garupas de moto. No jornal Metro de hoje, tem até uma citação do Deputado, dizendo o seguinte: "Quero ver se os marginais vão assaltar a pé, de bicicleta ou de carro".
        Será que ele já parou pra pensar que uma pessoa que sai de moto para cometer um assalto já não está se importando com as leis? Que ela já saiu de casa decidida a infringir uma lei bem pior do que uma simples lei de trânsito?  Que infringir uma lei de trânsito não é nada comparado à capacidade de apontar uma arma pra cabeça de alguém por conta de um Iphone?!
        As pessoas que resolvem cometer um assalto já estavam descumprindo as leis bem antes das mudanças para torná-las mais rígidas e estão cientes disso. E isso não diminui em nada a motivação delas! 
        Assim como a lei seca extrema, do modo como foi definida na última alteração, essa proibição só vai servir pra lesar as pessoas que já fazem as coisas de acordo com a lei.  Só vai servir para vetar ao cidadão comum, que segue as leis, mais um de seus direitos: o direito de dar carona em sua moto.
       Você, que sai para o trabalho e leva sua namorada de carona até o trabalho dela é que vai ser lesado!
       A solução para esse problema é aumentar e melhorar o policiamento e efetivamente prender e punir os assaltantes. Mais uma proibição não vai adiantar. Ou vocês do Estado são ingênuos o suficiente para pensar que da próxima vez, quando o assaltante for sair de casa ele vai pensar: “Droga, agora eu não posso mais levar um carona comigo, porque vou estar infringindo uma lei de trânsito!”
      Governador, por favor, não sancione esse projeto de lei absurdo e sem sentido!

Um comentário:

  1. Quem já infringe lei vai ter um puta trabalho: ver o policiamento, deixar a carona onde está, passar direto e pegar a carona mais na frente. Acho realmente que eles vão desistir de assaltar agora.

    Sim, estou sendo irônica.

    ResponderExcluir