quarta-feira, 23 de maio de 2012

À CET

       Estava lendo o jornal outro dia e vi a seguinte notícia:

       /http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/acao-da-cet-nao-reduz-mortes/

       O real motivo pelo qual a campanha da CET de proteção ao pedestre não reduziu de fato o número de mortes e não apresentou o resultado esperado é porque eles não estão de fato comprometidos com os pedestres em São Paulo; o comprometimento da CET diz respeito somente aos carros e à fluidez do trânsito e não precisamos ir muito longe pra ver isso.
       O primeiro indício que comprova minha afirmação é o desrespeito de vários motoristas até pelos agentes da companhia de engenharia de trânsito. A maioria dos motoristas se sentem intimidados pelos "marronzinhos" e agem de acordo com a lei, respeitando faróis e faixas de pedestre. Mas aqui, na região da Paulista, não é incomum se presenciar situações em que motoristas mais ousados pararam em cima da faixa ou não pararam para a travessia de pedestres sobre a faixa mesmo na presença dos guardas de trânsito. Isso acontece porque nenhum deles esboça se quer uma reação diante desse tipo de situação. Eu sei porque fiquei parada observando a reação de mais de um deles diante desses acontecimentos. Não vi nenhuma caneta e nenhuma menção de multa para o motorista que desrespeita uma lei que está em vigor no Código Brasileiro de Trânsito desde 1997! A verdade é que a situação só melhora para nós pedestres - e nem tanto assim - na presença dos fiscais. Quando eles não estão presentes, o desrespeito volta ao estado de antes.
       Outro motivo pelo qual o número de acidentes e mortes não diminui tanto assim é a falta de ação efetiva da CET e da prefeitura. Fazer propaganda para educar pedestres e motoristas é uma ação importante e realmente válida. Mas, além disso, a prefeitura e a CET precisam parar de negligenciar suas responsabilidades em relação ao trânsito, de esconder sua parcela de culpa no problema e passar a arcar de fato com suas responsabilidades nessa equação. As fotos que seguem comprovam que nem a CET, nem a prefeitura estão fazendo a sua parte.
       A foto abaixo é de um cruzamento na região da Av. Paulista, das ruas Antônio Carlos e Haddock Lobo.  A princípio, não parece haver nada de errado.  No entanto, só é preciso ficar parado na esquina durante alguns segundos para perceber o problema com a sinalização:



       Não existe um meio do motorista não cometer uma infração de trânsito nesse cruzamento. Se ele pára para o pedestre atravessar a R. Haddock Lobo, ele pára em cima da faixa da R. Antônio Carlos e comete uma infração de trânsito. Se ele não pára, comete outra infração porque não deu a preferência para a travessia dos pedestres.
       E o mais triste é que esse não é o único caso de faixa pintada em local mal planejado na cidade. Aí embaixo está um vídeo e algumas fotos tiradas do Google Maps de outra delas, na esquina da R. Martinho Prado com a R. Nestor Pestana (próximo ao começo da R. Augusta, no centro):




       É mais perigoso atravessar na faixa, que fica próxima à esquina, onde os motoristas não tem visibilidade direito e fazem a conversão em alta velocidade, do que atravessar mais pra frente, fora da faixa. Obviamente a faixa deveria estar recuada, posicionada à distância de uns dois carros da esquina para ficar em um local seguro. Essa seria uma posição em que o motorista teria tempo de ver o pedestre atravessando e parar.


       E o que é pior: uma faixa mal posicionada ou uma que não existe? Abaixo estão diversas fotos de faixas quase apagadas ou inexistentes.

Acesso da Consolação à Radial Leste

Travessa do início da Av. Santo Amaro 

Faixa próxima à estação Júlio Prestes

Acesso da Juscelino Kubtischek à Av. Santo Amaro

Av. Santo Amaro com R. da Paz. Essa já está pintada, mas ficou semanas assim após o recapeamento.

Aldeia Vinte de Setembro com a Júlio Buono (Zona Norte)

Faixa ao lado da praça Rotary (Vila Buarque, centro)

Travessa do início da Av. Santo Amaro

Travessa do início da Av. Santo Amaro

Travessa do início da Av. Santo Amaro

R. Salvador Longo com R. Dr. Eduardo de Souza Aranha (Itaim)
Travessa da R. Almirante Barroso (Brás)

Travessa do início da Av. Santo Amaro




       Como é que a CET espera que as pessoas passem a utilizar a faixa se eles mesmos negligenciam a importância dela?
       Outro problema são os faróis de pedestre. Existem locais em que eles deveriam existir e não existem, como em diversas travessas da R. Augusta, descendo para os Jardins. Em outros, eles existem mas são ignorados pelas pessoas de tanto tempo que demoram para abrir (isso acontece muito na Paulista). Em alguns locais, se chega ao absurdo dos faróis serem programados de forma que é necessário esperar duas "rodadas" para se atravessar uma avenida. Você espera o farol fechar, atravessa até o canteiro central, espera o farol fechar de novo e aí sim termina de atravessar a avenida. Abaixo está a resposta a uma reclamação que fiz a prefeitura sobre um caso assim perto de casa:

Dados da Solicitação
Nº Solicitação: 10638191
Assunto: CET / Manutenção de sinalização de trânsito
Especificação: Semáforo de pedestre
Endereço da Solicitação: MAJSERTORIO, 400
Orgão Responsável: Companhia de Engenharia de Tráfego
Supervisão: DAT
Data da Solicitação: 14/3/2012
Situação da Solicitação: Serviço Efetuado
Data da Conclusão: 9/5/2012
Providências:
15/03/2012 - Sua solicitação está sendo tratada no processo nº 00.25.03703/12-71, que foi encaminhado à Área Técnica da CET, para análise. Oportunamente, informaremos os resultados do estudo neste SAC.
09/05/2012 - Em atenção à solicitação de instalação de botoeira para travessia de pedestres na Rua Amaral Gurgel, (sentido Lapa/Penha - oposto ao Posto de Gasolina), informamos que não há necessidade de botão neste local, pois tal travessia ocorre paralelamente ao tráfego veicular da Rua Major Sertório, devendo os pedestres, após alcançar o canteiro central, acionar a botoeira para travessia. Esclarecemos que este sentido de travessia está dimensionado para ocorrer em duas etapas, enquanto que no outro (a partir do posto de gasolina), está programado para ser efetuado em uma única etapa (também após o acionamento da botoeira). Acrescentamos ainda que, caso fosse alterada esta configuração permitindo a travessia das duas pistas em uma única etapa (independente do sentido), haveria a necessidade do aumento do tempo de espera para os pedestres, levando ao desrespeito e descrédito da sinalização existente. Em face do exposto, somos de parecer favorável à manutenção da atual configuração deste cruzamento. Departamento de Atendimento ao Munícipe - DAM

       Tem algum jeito mais óbvio deles informarem que o que importa é o trânsito e sua fluidez? Como os carros vão passar a dar prioridade aos pedestres se eles, que estão fazendo uma campanha incentivando essa atitude, não dão?!
       E a cerejinha do bolo pra mostrar como a CET se importa com os transeuntes são as fotos abaixo:








       Eu tirei essas fotos no dia da Virada Cultural, no acesso da praça da República à Avenida São Luis.  Haviam vários palcos na região do centro e, mas próximo a esse cruzamento, haviam dois palcos: um na praça entre a R. Araújo e a Av. Ipiranga e outro na Av. Ipiranga, em frente ao Copan... E o acesso à Av. Ipiranga e uma das faixas dela estavam abertos! As duas faixas juntas mal eram suficientes pra conter todas as pessoas que estavam a pé por ali e que tinham vindo para participar do evento e a CET deixa um dos lados da Ipiranga aberto?!



       Eu perdi uma foto espetacular pra ser postada aqui: um ônibus saindo da R. Major Sertório e virando na Ipiranga (pra subir a Consolação) ilhado em meio às pessoas. A mesma coisa estava acontecendo no acesso do Largo do Arouche (que também tinha um palco) à R. Bento Freitas:


       Essa parece uma decisão de um orgão que se importa com a segurança de pedestres?! Liberar o trânsito em um dia e trecho em que se sabe que existem vários eventos de rua que vão atrair boa parte da população?!
       Responsáveis da CET: é muito óbvio o porque da campanha pró-pedestre não estar tendo o sucesso que vocês esperavam: é preciso trabalho de verdade, muita atenção em planejamento, manutenção e punição dos motoristas infratores pra isso isso aconteça. Somente propaganda não vai fazer isso funcionar... Ou será que era só em fazer propaganda que a prefeitura estava interessada mesmo? ;-)

Obs: fiz uma reclamação formal no SAC da Prefeitura de São Paulo e inseri o link deste post na reclamação. Vamos ver se surge alguma providência efetiva daí.

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